Minha lista de blogs

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O que diz Tom

Em resposta a um jornalista[Walter da Silva] que o indagou em uma entrevista em 1994, sobre o que é mesmo essa coisa chamada bossa nova?

"Dar nome às coisas impede a compreensão" respondeu o maestro. "Eu chamo Maria de Maria e aí penso que conheço Maria. Mas Maria é outra coisa. A bossa Nova ficou tão famosa que agora tudo que eu faço é BossaNova. Mas não é. É uma coisa que tem bossa e é nova. Só que não é Bossa Nova. Desafinado é, Garota de Ipanema também. é Bossa Nova Lígia? Não é, mas o pessoa chama de Bossa Nova."
Avesso a rótulos, Tom tinha uma definição divertida: "O músico bossanova chega cansado, suado na festa. Ele se arruma todo e vai tocar. Daqui a pouco, ele está sequinho e não está mais suado, está bonito, tocando tudo certinho. Já o outro músico que não é da Bossa Nova, ele chega na festa todo arrumado, todo careta, e vai tocar, se despenteia todo e sua. É um processo completamente inverso. Um chega arrumado na festa e acaba desarrumado. O outro chega desarrumado e acaba arrumadíssimo -É a Bossa Nova."

2 comentários:

  1. [é! uns sabem onde fica o rio dos dons, outros têm o dom de não saber que existe um rio assim]

    um imenso abraço, Rhackell

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Rhackell
    Gostei demais do blog.
    parabéns pelo espaço!
    Estamos seguindoo...
    Visita o nosso tb,tem bastante coisa legal por lá,talvez vc goste
    Bjão ;)

    ResponderExcluir